13 de mai. de 2010


Foi no ano de 1993 quando a DC ainda estava começando, os co-fundadores Ken Block e Damon Way estavam de acordo em cumprir uma missão: promover uma mudança significativa nos tênis desenvolvidos para a prática do skateboard, elevando a performance dos atletas a outro nível.

Em 1994 a DC Shoes introduziu ao mundo do skateboard protetores de cadarço chamadosLace Loops. Isto foi um pequeno passo para os tênis em geral, mas um grande salto para os tênis de Skate. Deste primeiro passo, a DC continuou a cumprir sua promessa desenvolvendo todos seus produtos focados na inovação tecnológica e estilo.

Nos anos seguintes, a DC começou a introduzir a marca em outros esportes de ação. Construiu uma equipe de renome mundial nos esportes: skateboard, snowboard, surf, bmx,motocross e rally. Os atletas patrocinados elevaram o nome da marca desenvolvendo e assinando produtos em conjunto com a DC, dando assim um grande apoio aos esforços promocionais.

Com a expansão da marca, foram desenvolvidos outros projetos como o Artist Projects, Double Label Projects e Remix Series. Culturalmente estes projetos são tão relevantes quanto os modelos assinados pelos atletas profissionais, demonstrando uma forte influência dos artistas de rua e músicos. Alguns formadores de opinião incluídos nestes projetos são: os artistas Kaws e Phil Frost dentro do Artist Projects e os músicos Travis Barker (Blink 182, Plus 44 eThe Transplants) e Mike Shinoda (Linkin Park e Fort Minor) desenvolvendo modelos para o Remix Series.

A inovação nos projetos é prioridade para a DC e não há exemplo maior de sua eficácia como seu centro de pesquisa e desenvolvimento na neve, o Mountain Lab, próximo à Park City em Utah. No Mtn Lab os atletas de snowboard, designers e a equipe de produto trabalham juntos para manter a DC dentro de seu foco, desenvolvendo as melhores botas e roupas para a prática do snowboard.

Sempre com a cabeça voltada para suas origens, a DC é uma empresa preocupada com o desempenho do skateboard, e continua investindo no seu desenvolvimento através de iniciativas em conjunto com os atletas. Iniciativas tais como a Fundação Skate Plaza DC/Rob Dyrdek, e também a formação de uma equipe Global e equipes regionais dentro de cada área de atuação.

Quatorze anos mais tarde a DC é uma marca global e aumentou sua linha de produtos para homens, mulheres e crianças. Tênis paraskateboard, lifestyle, roupas e botas para snowboard e acessórios, permanecendo verdadeira dentro de sua missão original, que é trazer mudanças significativas para a melhoria do desempenho dos atletas.

Em março de 2004, a DC Shoes foi comprada pela Quiksilver por $87 Milhões de dolares.

Em junho de 2007 a DC chega ao Brasil para continuar fazendo o mesmo trabalho que realiza no mundo. Montou uma forte equipe de skateformada por Alex Carolino, Filipe Ortiz e Carlos Iqui, três grandes nomes do skateboarding brasileiro, e aos poucos vai ganhando confiança para realizar um trabalho único e com um público especial para o cenário do skate mundial, que é o Brasil.

  • O nome DC vem da marca Droors Clothing, que nos anos 90 era uma das principais marcas de roupa do universo streetwear.
  • O primeiro protótipo de tênis foi lançado como Droors Clothing. Foi fabricado pela Vans, mas o acabamento tosco não agradou Ken, Damon, muito menos os skatistas consumidores.
  • Ele foi rebatizado como DC Shoes e começou a ser fabricado pela Etnies.
  • A marca chegou ao mercado com dois pro-models: Danny Way e Colin McKay. Ação fundamental pra chegar dominando.
  • DC não vem de Danny (Way) e Colin (McKay), apesar de bem sugestivo.
  • Damon Way é irmão mais velho do Danny Way.
  • Em 2002 o jornalista Eric Blehm, que é amigo de longa data de Ken Block e Damon Way, escreveu um livro contando a história da DC chamado “Agents of Change - The story of DC Shoes and its athetes”.
  • Danny Way foi o criador da Mega Rampa.
  • Ken Block é um dos principais pilotos de rally do circuito mundial e a DC agora, também fabrica tenis de automobilismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário